5 Coisas que Eu Gostaria de Ter Ouvido Quando Decidi me Tornar Fotógrafo


Ao longo desses anos na fotografia, a gente vai aprendendo o que fazer e o que não fazer. Sigo aprendendo. Mas esse post é para ajudar quem está começando ou no meio do caminho a chegar lá. Vou enumerar 5 passos essenciais para você se tornar um fotógrafo melhor – 5 Coisas que Eu Gostaria de Ter Ouvido Quando Decidi me Tornar Fotógrafo

1 | Guarde Dinheiro

Essa é a número 1 da lista e não é a toa. Todos deveriam se preocupar com perguntas como “e se eu for demitido?”, “e se eu bater o carro?”. Pensando em fotógrafos, as perguntas podem ser parecidas, como “e se eu não fechar nenhum evento mês que vem?” ou “e se o Google parar de indexar meu site?/aquela cerimonialista parar de me indicar?”.

Tenha uma reserva de emergência que possa sustentar você e a sua família durante 6 meses ou até 1 ano.

5 Coisas que Eu Gostaria de Ter Ouvido Quando Decidi me Tornar Fotógrafo
Faça seu planejamento para trabalhar com tranquilidade.

Recomendo muito a leitura desse post no Clube dos Poupadores. Esse tempo em que você pode se dar ao luxo de não ganhar dinheiro pode ser essencial para conseguir novas oportunidades de trabalho, conseguir parcerias que façam você conquistar novos clientes no futuro. Fotografia pode ser sazonal, há épocas em que fechamos mais orçamentos do que outros. Esteja preparado para isso.

2 | Estude o que é Importante

Esqueça aquelas discussões intermináveis de Canon x Nikon, qual a lente mais nítida, qual a câmera com o melhor ISO alto. Isto não é relevante. Não digo que você deva ignorar como funciona o seu equipamento e até que ISO ele aguenta sem a foto se tornar um mar de ruído, não é isto, mas você não precisa entrar todo dia no Canon Rumors pra saber se tem lançamento de câmera nova, por exemplo.

O que você deve estudar como se a sua vida dependesse disso? Luz, Composição, Tratamento de Imagem, Marketing e Vendas. Os 3 primeiros vão fazer uma diferença absurda na qualidade do seu trabalho; os dois últimos vão fazer as pessoas conhecerem seu trabalho e te contratarem. Isso é o básico que um fotógrafo deve saber. Depois você pode se aprofundar em assuntos relativos a sua área de atuação. Nós da Escola de Fotógrafos temos um curso que foca principalmente nesses temas, o Quero Ser Fotógrafo.

5 Coisas que Eu Gostaria de Ter Ouvido Quando Decidi me Tornar Fotógrafo
Essa foto poderia ter sido feita com a lente do kit.

 

3 | Não gaste tudo em equipamento

5 Coisas que Eu Gostaria de Ter Ouvido Quando Decidi me Tornar Fotógrafo
Strobist? Sim!

Digamos que você tenha R$ 6000,00 disponíveis para trocar de câmera e pegar algumas lentes. Aí você vai lá e pega uma Full Frame e uma 85mm/1.8. E os seus R$ 6000,00 foram gastos de maneira muito interessante, você comprou um equipamento top, suas fotos vão melhorar, é verdade. Mas eu garanto a você que as suas fotos se tornariam muito melhores e você fecharia mais trabalhos se, em vez de fazer todo o investimento em equipamento, investisse parte do seu dinheiro em conhecimento. Você compra a sua Full Frame e o restante do valor investe em um curso de fotografia, livros,  investe no seu marketing, etc. Identifique o que mais falta em você. Olhe para as suas fotos e compare com a de colegas que você gosta do trabalho. Tente se questionar o que torna aquelas imagens encantadoras, o que faz você gostar delas.

Pequena história pessoal: eu tinha uma Canon T2i e uma 50mm f/1.8. E eu olhava fotos com a Canon 5DmkII + 85mm f/1.8 de um fotógrafo gringo que admiro o trabalho. Eu pensava a todo momento: quando eu comprar a minha 5D e a 85, vou fazer fotos iguais a desse cara. Aí ninguém me segura! 

Comprei a minha full frame. Comprei a minha 85mm. E quem disse que as fotos saíam como aos dos fotógrafos que eu admirava? E o pior: comecei a ver fotos com o mesmo equipamento que eu reclamava antes, a minha camerazinha crop e a cinquentinha de plástico, absurdamente melhores do que as minhas fotos. Foi então que eu tive um ESTALO e as coisas começaram a ficar mais claras. Identifiquei o que eu gostava naqueles trabalhos – a naturalidade das modelos (direção de modelos), as cores (produção de moda e tratamento de imagem), a luz (aprender sobre luz dura e luz suave) –  e não só aquele desfoque pronunciado que a duplinha FF + lente clara tem.

4 | Olhe mais para o seu umbigo

5 Coisas que Eu Gostaria de Ter Ouvido Quando Decidi me Tornar FotógrafoÉ sempre mais fácil colocar a culpa em outras pessoas. Eu sempre achava que, se um cliente não fechava comigo um trabalho, era porque o fulano tinha feito desconto, o ciclano tinha furado minha negociação. Sempre achava que a foto do concorrente era melhor porque ele tinha mais equipamentos.

Sempre vai ter alguém que vai dar desconto, que não sabe como fazer a tabela de valores para cobrar. Sempre vai ter alguém com equipamento melhor que o seu. Sempre vai ter alguém que vai tentar roubar seu cliente. E de quem é a culpa se as fotos não saem boas, se o cliente não fecha? Totalmente nossa. Vejamos:

– Cliente não fechou porque não viu valor no nosso trabalho é uma falha de marketing e talvez da qualidade do seu trabalho.

– As fotos não saírem como as do colega significa que talvez você precise estudar composição, luz, tratamento de imagem. Faça buscas na internet por fotos feitas com a sua câmera e lente, por fotos nos locais que você já fotografou. Se achar fotos mais bonitas que as suas, tente entender o porquê.

Não se importe tanto se os orçamentos não tem fechado. Nem todos os clientes são para você. Mas tente entender por qual razão eles não estão fechando. Talvez seja a qualidade vs valor, talvez seja o marketing, o nicho que você escolheu. Tente descobrir e olhar para o próprio umbigo para identificar no que você pode melhorar.

5 | Trabalhe com o que Você Gosta

Parece óbvio, não? E é! Quando você é gosta do que faz, acaba estudando mais do que os outros esse assunto e se torna gradativamente melhor nisso. Você faz com paixão o que outro fotógrafo faz por obrigação. Parece tão simples.

Então por que demoramos tanto para sair daquele emprego chato? Por que demoramos tanto tempo pra parar de fotografar assuntos que não queremos trabalhar? Bem, o boleto da conta de luz tá lá nos esperando. Ele olha pra você, você olha pra ele. E você segue a sua vida fazendo o que não gosta por causa do bendito dinheiro. E como largar tudo isso e viver da fotografia, viver de fotografar o que você mais gosta? Pra mim, tudo aconteceu seguindo as dicas 1, 2, 3 e 4.

5 Coisas que Eu Gostaria de Ter Ouvido Quando Decidi me Tornar Fotógrafo
Especialize-se no que você mais gosta de fotografar.

 

 

Eu não gosto de fotografar casamentos. Quando eu me vi fotografando um casamento fazendo freela para a equipe de um fotógrafo, fique me perguntando o que eu estava fazendo ali. Eu me vi fazendo fotos de convidados – a coisa mais chata do mundo para quem não gosta de fotografar casamentos – e pensei: eu podia estar em casa.

Eu podia estar vendo um filme. Eu podia estar lendo um livro de composição para retratos, estudando tratamento de imagem, estudando direção de modelos. Eu podia estar aprimorando os conhecimentos nos assuntos que eu mais gosto de trabalhar e que é o que eu realmente quero fazer da minha vida.

Quando você se dá conta de que não deve fazer tudo na fotografia, mas se especializar no que realmente gosta, você aos poucos começa a ser mais valorizado e a fechar contratos melhores. É um processo que pode demorar, mas você tem que começar um dia.

Hoje eu não fotografo mais casamentos. Deixo essa árdua tarefa para quem realmente é apaixonado pelo que faz. Eu fico com os ensaios sensuais e editoriais de moda, que é o que realmente me motiva a seguir fotografando. Procure o que te agrada e coloque como meta de um ou dois anos (você saberá melhor do que eu) trabalhar somente com o que você gosta.

 

avatar

Lucas Cavalheiro

Tem se especializado em fotografar pessoas a cada dia. É um nerd/geek que se tornou fotógrafo de ensaios sensuais e de moda. Fundou a Escola de Fotógrafos em 2011 junto com Allan Elly e, desde então, tem sido um dos seus projetos de vida.


 


Comments (21)

  1. Lucas Moraes

    Grande Lucas, valeu pelas dicas. Estou iniciando no mundo da fotografia e ficava me perguntando se eu deveria fazer aquele aniversário infantil que eu detesto fazer só pra pegar nome. Hoje estou concentrando meus esforços nos segmentos que realmente curto fazer.

    Responder
  2. Dannyelli

    Genial! ótimas dicas!!! Me abriu os olhos para muitas coisas que eu vinha fazendo errado, em muitas coisas que vc pensava eu penso, graças a este post Vou Mudar!!! Obrigada!

    Responder
  3. Fabiola

    Querido mestre…. Sabias palavras.

    Obrigada por sempre nos motivar, além de ser um ótimo fotografo na área que vc escolheu para atuar. Vc tem um dom brilhante de ensinar.
    Bjo grande

    Responder
  4. Vinicius

    Fantástico texto. Me encontrei em 90% dele..hahah…eu gostaria de saber algumas referências literárias para fotografia de ensaios, iluminação, tratamento, etc, enfim, tudo que foi dito na matéria. Abraço.

    Responder
    • Lucas Cavalheiro

      Existem alguns livros de composição muito bons (estou lendo no momento “O Olho do Fotógrafo”, recomendo). O de Iluminação do David Prakel eu achei superficial, mas pode ser interessante pra quem está começando.

      Responder
  5. Izabel Reis

    A fotografia é o meu hobby, mas se um dia eu passar a ser um profissional da área, com certeza irei lembrar de todas as suas dicas. Parabéns e muito sucesso!

    Responder
  6. Stephanie Christie

    Lucas, otimas dicas, adorei. Mas o ramo da fotografia que pretendo seguir parece ser um pouco mais complexo, alguma dica de trabalho pra quem quer trabalhar com fotos de paisagens ?
    Muito obrigada!!!

    Responder
  7. Ivana

    Parabéns pelo dom de conseguir falar abertamente, pela sinceridade em seus posts e por ser um fotógrafo de alma, por gostar de ensinar pelo simples fato de contribuir para o crescimento de profissionais e aficionados.

    Responder
  8. Gabriel Molinari

    Com certeza é um dos melhores fotógrafos que já vi, sem duvida gosta muito do que faz e digamos que faz isso com excelente qualidade.
    Grande abraço Lucas

    Responder
  9. Rafael Carrozza

    Olá Lucas,

    No seu post você citou o tratamento de imagem como parte fundamental. Sobre este tema tenho uma duvida enorme: qual o limite do tratamento de imagem? Quero dizer, devemos procurar manter a foto o mais natural possível? Ou alterações no aspecto da imagem, como sépsia, e edições mais fortes, como eliminação de objetos, também são bem vistos?

    Desde já agradeço a atenção, e parabenizo vocês da escola de fotógrafos pelo excelente trabalho.

    Responder
    • Lucas Cavalheiro

      Essa pergunta é meio difícil de responder, não há unanimidade. Qual o limite da arte?

      Eu tento tratar as minhas fotos e deixá-las parecendo que não foram mexidas. Mas nada impede de alguém tratar de maneira diferente, cada um tem o seu gosto.

      Responder
  10. Igor Felipe

    toooop, sem contar que você repassa seus conhecimentos Lucas, isso ai cara, pessoas assim vão longe, não adianta criar ganancia sendo que o sol pode brilhar para todos. Ótima página, já percebi vários erros aqui, mais com certeza irei melhorar, valeu brother abraço.

    Responder
  11. leokairos

    Texto maravilhoso irmão. Acompanho seu trabalho já a um tempo, mas com esse texto só me vez ainda mais admirar seu profissionalismo. Parabéns!

    Responder

Abrir Whats
1
💬Oi! Tem alguma dúvida?
Olá! Alguma dúvida sobre o curso?