Como Vender Mais Álbuns de Formatura?

Muita gente me pergunta como eu faço para vender tantos álbuns de formatura. Dentre as mais de 150 formaturas que já fotografei, o álbum estava presente em pelo menos 80% dos casos. Hoje vou ensinar pra vocês algumas dicas que eu costumo utilizar.

Vou começar explicando porque devemos dar tanta atenção à venda de álbuns. Aqui estão dois grandes motivos:

O primeiro motivo é que o álbum na casa do seu cliente é mais uma forma de divulgação do seu trabalho. Você sabia que todo mundo que visitar o seu cliente vai querer ver o álbum de formatura dele? E que todas essas pessoas vão perguntar quem foi o fotógrafo? Além disso, o álbum promove uma experiência divertida entre as pessoas. A sua marca estará atrelada a sensações boas e seu nome vai estar mais em evidência do que você pode imaginar.

O segundo grande motivo é que os álbuns são uma excelente ferramenta de venda extra e podem dobrar o faturamento da sua empresa. Simples assim. Portanto, vamos à parte mais importante. Como vender mais álbuns? Separei 3 dicas para vocês:

1 – Trate a venda do álbum como um processo natural

Fale sobre o álbum desde o primeiro contato com o cliente. O cliente deve entender que ter um álbum de formatura é NATURAL. Quando estiver falando do seu trabalho, fale sobre o processo de seleção das fotos para o álbum, sobre os tamanhos que você oferece… A pergunta a se fazer não é SE o cliente vai querer comprar o álbum, mas sim QUAL álbum ele vai querer. É isso que você deve deixar claro durante todo o processo. Naturalmente, para isso, você tem que ter confiança no seu trabalho e no produto que você está vendendo (Preste atenção na dica 2).

2 – Tenha um portfólio impecável

Cliente nenhum compra algo que não possa ver! Portanto, tenha um mostruário lindo, que represente o seu trabalho e que você tenha orgulho de apresentar. Eu faço todos os meus álbuns na Viacolor, uma das maiores encadernadoras do Brasil. Sabendo da qualidade do produto que eu entrego, tenho a confiança necessária para cobrar o preço que considero justo. Outra dica matadora é ter mostruários do tamanho que você quer vender. Não adianta querer vender um 30x30cm, se você só tem o 15x15cm para mostrar na reunião. Tenha um 30x30cm!

3 – Fale sobre os benefícios intangíveis

O álbum deve aparecer como uma vantagem para o cliente, como algo valioso. A sensação de ver as fotos impressas é incomparável. Portanto, não venda o produto, venda o benefício. Fale sobre o benefício de reunir a família, de olhar esse álbum daqui a 20, 30 anos, de dar risada de um dos dias mais especiais da vida do cliente…Esse é o valor de ter um álbum repleto de momentos únicos.

Eu e o Alexandre Tessler vamos falar sobre essas e muitas outras dicas no nosso Workshop de Formaturas na Prática, nos dias 27 e 28/11, na Escola de Fotógrafos. São apenas 12 vagas, portanto se você quer ganhar mais dinheiro fotografando formaturas, clique aqui no link para conhecer o nosso curso e fazer sua inscrição. Você ainda receberá um voucher de R$ 200 para utilizar na Viacolor!

O Alexandre também preparou 3 dicas muito legais sobre o ensaio da formanda. Para acessar, é só clicar aqui: LINK

Um grande abraço e sucesso!

Sobre Matheus Rigoni:

Matheus é fotógrafo referência em formaturas no RS. Já fotografou mais de 150 formandos, sempre com foco no encantamento do cliente e na fotografia de emoção. Conheça mais do trabalho do fotógrafo em www.matheusrigoni.com.br