fbpx

Espaço de cores: qual usar?


AdobeRGB

sRGB

 

Já leu esses nomes? Imagino que sim.

AdobeRGB e sRGB são dois espaços de cores e ambos estão presentes nas câmeras e programas de edição.

Vamos por partes:

O que é um espaço de cor?

Nada mais do que o nome diz: é um universo, um espaço em que as cores existem. Cores fora desse espaço não podem ser representadas. Fazendo um paralelo, o espaço de cor é como um mapa de bairro de uma cidade. As ruas são as cores. Ruas que não estão nesse bairro não aparecem quando vemos o mapa do bairro. As ruas existem, mas não estão sendo vistas no mapa. Em um mapa de um bairro maior se vêem mais cores do que no de um menor.

 

E qual espaço de cor eu devo usar?

A velha e boa resposta: depende. Sendo bem prático, pode-se dizer: para imprimir, AdobeRGB ou outro espaço ainda maior. Para web, sRGB.

E na câmera, uso AdobeRGB ou sRGB?

AdobeRGB!

Por quê?

A resposta está, em parte, na figura abaixo:

Reparem como o AdobeRGB é um espaço de cor maior do que sRGB, ou seja, há mais cores presentes no universo e que nosso olho pode captar que ele consegue representar. (a figura acima é uma representação em duas dimensões do espaço de cores, que é 3D: a área na figura que é diferente na verdade é todo um volume)

Se captarmos sRGB na câmera, estaremos ignorando uma grande gama de cores que poderia estar presente na foto.

 

Quando e por que usar sRGB?

Para postar na web.  Os navegadores de Internet não possuem leitores de perfil de cor, porém tratam todas as imagens como se fossem sRGB (s de Standard, ou padrão). Mesmo que a sua foto em AdobeRGB esteja com o espaço de cores incorporado ao arquivo, o navegador vai ler cada pixel da sua foto da maneira errada, resultando em uma imagem com cores diferentes da que você visualizou no Photoshop ou Lightroom, por exemplo.

 

Como converter?

Uma vez que você vai captar suas imagens em AdobeRGB, sempre que for colocar na web suas fotos deve-se converter para sRGB e salvar uma nova versão para o upload.

No Photoshop, vá em Edit > Convert to Profile

Basta selecionar as opções marcadas na imagem acima que o Photoshop irá converter para o espaço de cores desejado – no caso, sRGB. Não deve haver mudança aparente na foto, pois a conversão procura compensar as diferenças de espaços de cor.

No Lightroom, basta marcar, na janela de exportação, a opção “Converter para sRGB”. Mais direto que isso, impossível.

 

Reparem, nas fotos abaixo, o que ocorre quando postamos na web uma foto com perfil de cor que não é sRGB (no caso, está em AdobeRGB)

sRGB acima e AdobeRGB abaixo

 

Foto com perfil incorporado sRGB
Foto com perfil incorporado AdobeRGB – Se estiver igual a foto de cima, seu navegador sabe ler AdobeRGB

Reparem como as cores na versão AdobeRGB ficaram bem diferentes nesse caso. Muitos já me perguntaram “por que as fotos na internet ficam diferentes de como eu editei no Photoshop?”: aí está a resposta – perfil de cor que não era sRGB. Se você salvar ambas as fotos e abri-las no Photoshop ou Lightroom, elas terão a mesma cor: a cor da primeira foto.

 

Qualquer dúvida, comente abaixo.

Até a próxima.