Entendendo o Flash!


Olá amigos,
hoje venho falar do flash, principalmente do modo TTL, mas o que é flash ttl?
TTL significa: Through-the-Lens (Através da lente).

Basicamento o Modo ttl funciona assim: O controle de potência do flash é feito através da objetiva, antes do disparo do flash é emitido um pré-flash que mede a luz necessária para iluminar o objeto.

Bom, eu poderia escrever um texto gigante sobre o funcionamento, mas não é bem este meu objetivo deste post.
Meu objetivo é mostrar como funciona na prática o flash, porque ele erra e como fazer para ele errar menos.

Muitos fotógrafos de casamento levam consigo um dilema: usar ou não o flash?
Eu sou um, de muitos, que não curte muito o flash marcante na foto, acho feio!
Por este motivo estou escrevendo, para mostrar que é possível usar um flash mais difuso, para iluminar a cena de uma forma mais natural, além disso utilizar o flash para criar efeitos.

O que você precisa saber antes do começar a fotografar com flash? Primeiro é saber que ele erra, mas que mesmo errando é um ótimo aliado. Os principais erros do flash são nas seguintes ocasiões:

Predominância de branco: quando a cena predomina o branco a sua reflexão é muito grande, logo o sistema TTL entende que não é necessário “jogar” muita luz na cena, então ele dispara uma carga menor do que a necessária para iluminar bem a cena, o que nos dá fotos subexpostas. Logo iremos ajustar a compensação do flash entre + 1/3 e +3.

Predominância do preto: quando a cena predomina o preto, a sua reflezão é muito pequena, logo o sistema ttl entende que é necessário “jogar” muita luz na cena, então ele dispara uma carga maior do que a necessário para iluminar bem a cena, o que nos dá fotos superexpostas. Logo iremos ajustar a compensação do flash entre – 1/3 e -3.

Existem outros fatores que interferem diretamente na carga do flash, como abertura do diafragma, iso e velocidade do obturador, mas estou partindo da premissa que todos entendem para o que cada um dos 3 elementos servem.

Vou publicar algumas fotos que fiz utilizando o flash no modo TTL, vejam:

Neste primeiro caso, estou usando -2 de compensação do flash, mas porque? Porque em cenas com baixa luminosidade o flash irá disparar mais carga do que o necessário. Meu assistente está a quase 90º dos noivos, para realçar o cabelo e o vestido da noiva.

Nesta foto, utilizei 0(zero) de conpensação do flash, pois a cena tinha preto e tbm branco, logo o flash iria utilizar um “meio-termo” para a carga, então não era necessário interferir no funcionamento natural do flash. Meu assistente estava à minha esquerda com o flash posicionado acima da minha cabeça com um ângulo bem pequeno em relação aos noivos (menos de 45º).

Neste caso estou utilizando o flash como preenchimento de cena, como havia muito mais luz no “pano de fundo” e o casal estava localizado na sombra, era necessário ilumina-los. O flash estava com meu auxiliar à direita do casal com um ângulo aproximado de 45º.

Predominância de branco na cena: quando uma cena possui muitos elementos brancos ou o elemento principal ou com maior volume é o branco, o flash fará a leitura de que há muita luz na cena, fazendo com que ele dispare menos carga do que o necessário, deixando a foto subexposta, neste caso utilizei +1/3 de compensação do flash, o meu flash teve duas funções: congelar os noivos e iluminar a cena enquanto eu girava a câmera. Estava utilizando flash na câmera rebatendo para a direita. Estava em primeira cortina.

Aqui já era entardecer e o sol já estava praticamente posto, a luz que refletia no casal era muito baixa e deixava muitas sombras, utilizei o flash com -3 de compensação para apenas “emparelhar” a cena. Meu assistente estava posicionado a minha esquerda a 45º do casal.

Criando efeitos: neste caso estou utilizando o flash para criar um efeito na cena, estou com uma velocidade baixíssima então iria borrar caso não utilizasse o flash, o flash está a 90º da noiva. Para dar o efeito fiz um pequeno movimento para a direita com a câmera. Estava em primeira cortina.

Espero ter ajudado e que tenham gostado do post.

Abraços,
Allan.


Comments (27)

  1. Claudio Juliani

    Excelnte seu Blog! Parabéns pelas imagens, e muito obrigado por compartilhar informações tão ricas!Deus te recompense! Tenho uma dúvida, se puder me ajudar fico muito grato: Quando você diz compensar o Flash para menos ou para mais, seria no próprio flash ou o ajuste é feito na Camera.
    Obrigado desde já, e Sucuesso cada vez mais…

    Responder
    • Allan Elly

      Blz Claudio,

      tanto faz ser na câmera como no flash, eles estão em sincronia um com o outro…

      Abraços,
      Allan.

      Responder
    • Allan Elly

      Oi Elen,
      capaz, são dúvidas comuns para a maioria dos fotógrafos, até de quem já fotografa a bastante tempo, pois é um assunto pouco discutido.
      Na prática funciona assim: na primeira cortina o flash dispara e depois o sensor “capta a luz disponível” e na segunda cortina o sensor capta a luz disponível e depois dispara o flash… mais adiante quanto tiver um tempinho vou postar mais detalhado e com exemplos.

      Abraços

      Responder
      • Werner

        Também tive esta dúvida… A primeira cortina seria a sincronização normal do flash e a segunda cortina seria a sincronização lenta? É algo assim ou estou equivocado?

        Responder
      • Werner

        Também tive esta dúvida… A primeira cortina seria a sincronização normal do flash e a segunda seria a sincronização lenta? É algo assim, ou estou equivocado?

        Responder
  2. Cleiton Diniz Camilo

    Olá sou fotografo iniciante e gostaria que você pudesse me dar sua opinião sobre a nikon D-90 pois esto pensando em comprar uma para fazer fotografia de casamentos. Um abraço

    Responder
  3. Sthefania Ferreira

    Olá Lucas, parabéns pelo Blog. Nossa, esse post veio bem na hora.. mais ainda estou me perguntando o “porque” passei tanto aperto no último aniversário que fiz. Deixei meu Flash SB900 regulado no TTL, mais estava estourando TODAS as fotos.. algumas me afastei mais para conseguir produzir as fotos. O que me diz disso? Poderia me dá uma dica.. pelo pouco que percebi meu TTL não estava ajustando aos meus modelo, parecia que o Flash liberava mais luz do que o ambiemte precisava.

    Desde já, agradeço! ;)

    Responder
  4. Tatiane Mortari

    Oi Allan

    Primeiramente gostaria de agradecer por compartilhar suas experiências e seu conhecimento com seus leitores, essa é uma atitude muito bonita pois muitos profissionais tem medo de compartilhar talvez por uma insegurança desnecessária. Como muitos sou uma iniciante na fotografia e gostaria de saber se o flash embutido nas DLSRs podem ter alguma serventia, ou se o melhor é passar para um flash com mais funcionalidades. Qual a melhor forma de utiliza-lo? Muito Obrigada Abraços

    Responder
  5. Amanda Busquet

    Excelente. Objetivo e perfeito. Cada vez mais admiro o seu trabalho Allan. Seja por aqui, pelo canal no YT ou pela sua página no FB. Sua iniciativa de propagar conhecimento e seu lindo trabalho me estimulam diariamente a ir adiante conquistar meus objetivos. Agradeço grandiosamente.

    Responder
  6. Ana Claudia

    Adorei.. tinha muitas dúvidas em relação ao flash, pois no último evento que fiz algumas fotos saíram subexpostas mesmo com o flash, mas agora já sei.. obrigada!!!

    Responder
  7. Everson

    Meu na boa.. tu é MESTRE!.
    Já falei isso e repito. Como admiro teu trabalho e teus post.
    Humildade é uma palavra tão pequena, teu coração é muito maior.
    Obrigado pelas dicas valiosas e por ser esse cara gente finíssima que tu és.

    Deus te abençoe!..
    Abraços ..

    Everson!

    Responder
  8. Fábio Luiz

    Meu Deus como vc me inspira a continuar , amo o que faço , como é bom fazer parte da vida de tantas pessoas , o mundo da fotografia é infinito e sempre podemos eternizar sonhos e saber que fizemos parte de mais uma história.
    Obrigado por ser tão gentil e sempre nos ensinar algo a mais .

    Responder
  9. jose leomar luis de osusa

    Allan, sem palavras. preciso muito destas dicas pois tenho perdido muitas fotos boa, gosto muito de trabalhar com luz natural. sou fotojorlista.abs.

    Responder
  10. Jes Souza

    Show! Você tem uma habilidade em explicar as coisas de forma simples e objetiva, adoro isso nos seus videos e esse texto foi muito útil para mim! Sempre que possível estou acompanhando seu trabalho. Espero um dia ir em um workshop seu!

    Responder
  11. Luiz C

    Muito legal. Entendi o TTL de forma prática. Gostaria agora de aprender como mover a câmera e ainda sim deixar o elemento principal sem borrar. FIcaram legais tais efeitos.

    Responder
  12. Souza

    “Congelar os noivos e iluminar a cena enquanto eu girava a câmera”. Como é feito esse procedimento, a um tempo venho tentando fazer mais tudo que consigo é borrar tudo. Pode nos dar a dica?

    Responder

Abrir Whats
1
💬Oi! Tem alguma dúvida?
Olá! Alguma dúvida sobre o curso?