3 dicas essenciais para vender mais álbuns de formaturas

Olá!!!! Cá estamos com novidades! Leia essas 3 dicas e você terá um retorno importante na sua carreira! Desfrute!

Muita gente me pergunta como eu faço para vender tantos álbuns de formatura. Dentre as mais de 150 formaturas que já fotografei, o álbum estava presente em pelo menos 80% dos casos. Hoje vou ensinar pra vocês algumas dicas que eu costumo utilizar.

Vou começar explicando porque devemos dar tanta atenção à venda de álbuns. Aqui estão dois grandes motivos:

O primeiro motivo é que o álbum na casa do seu cliente é mais uma forma de divulgação do seu trabalho. Você sabia que todo mundo que visitar o seu cliente vai querer ver o álbum de formatura dele? E que todas essas pessoas vão perguntar quem foi o fotógrafo? Além disso, o álbum promove uma experiência divertida entre as pessoas. A sua marca estará atrelada a sensações boas e seu nome vai estar mais em evidência do que você pode imaginar.

O segundo grande motivo é que os álbuns são uma excelente ferramenta de venda extra e podem dobrar o faturamento da sua empresa. Simples assim. Portanto, vamos à parte mais importante. Como vender mais álbuns? Separei 3 dicas para vocês:

1 – Trate a venda do álbum como um processo natural

Fale sobre o álbum desde o primeiro contato com o cliente. O cliente deve entender que ter um álbum de formatura é NATURAL. Quando estiver falando do seu trabalho, fale sobre o processo de seleção das fotos para o álbum, sobre os tamanhos que você oferece… A pergunta a se fazer não é SE o cliente vai querer comprar o álbum, mas sim QUAL álbum ele vai querer. É isso que você deve deixar claro durante todo o processo. Naturalmente, para isso, você tem que ter confiança no seu trabalho e no produto que você está vendendo (Preste atenção na dica 2).

2 – Tenha um portfólio impecável

Cliente nenhum compra algo que não possa ver! Portanto, tenha um mostruário lindo, que represente o seu trabalho e que você tenha orgulho de apresentar. Eu faço todos os meus álbuns na Viacolor, uma das maiores encadernadoras do Brasil. Sabendo da qualidade do produto que eu entrego, tenho a confiança necessária para cobrar o preço que considero justo. Outra dica matadora é ter mostruários do tamanho que você quer vender. Não adianta querer vender um 30x30cm, se você só tem o 15x15cm para mostrar na reunião. Tenha um 30x30cm!

3 – Fale sobre os benefícios intangíveis

O álbum deve aparecer como uma vantagem para o cliente, como algo valioso. A sensação de ver as fotos impressas é incomparável. Portanto, não venda o produto, venda o benefício. Fale sobre o benefício de reunir a família, de olhar esse álbum daqui a 20, 30 anos, de dar risada de um dos dias mais especiais da vida do cliente…Esse é o valor de ter um álbum repleto de momentos únicos.

Eu e o Alexandre Tessler vamos falar sobre essas e muitas outras dicas no nosso Workshop de Formaturas na Prática, nos dias 27 e 28/11, na Escola de Fotógrafos. São apenas 12 vagas, portanto se você quer ganhar mais dinheiro fotografando formaturas, clique aqui no link para conhecer o nosso curso e fazer sua inscrição. Você ainda receberá um voucher de R$ 200 para utilizar na Viacolor!

O Alexandre também preparou 3 dicas muito legais sobre o ensaio da formanda. Para acessar, é só clicar aqui: LINK

Um grande abraço e sucesso!

Sobre Matheus Rigoni:

Matheus é fotógrafo referência em formaturas no RS. Já fotografou mais de 150 formandos, sempre com foco no encantamento do cliente e na fotografia de emoção. Conheça mais do trabalho do fotógrafo em www.matheusrigoni.com.br