Escola de Fotógrafos | Cursos Presenciais e Online

Com Qual Lente Foi Feita esta Foto?


A pergunta “Com qual lente foi feita esta foto?” ou “Que lente usou?” é figurinha batida nos comentários de fotos nas redes sociais. Parece que há uma ideia de que a lente é a responsável por tudo no resultado final da imagem – o que é um pensamento completamente equivocado.

Se eu disser a você que a resposta para a pergunta que dá nome ao post é “Lente do Kit – 18-55mm“, acreditaria?

Workshop_Strobist_LucasCavalheiro_EscoladeFotografos_Ensaio_5

Canon 70D, lente 18-55mm | 29mm, f/4.5, 1/500s, ISO 100 | Flash com Softbox e Strobist

 A lente faz muita diferença?

Claro que sim! Uma lente boa nos ajuda a ter um desfoque mais bonito, a ter boa nitidez na imagem, a ter melhores cores, etc. Mas alguns fotógrafos costumam pensar que só a lente é quem determina o resultado final da imagem, que só com aquela lente é possível fazer determinada foto ou trabalho, o que não é verdade.

Falo isso com toda a segurança do mundo pois já usei muitas lentes, das muito ruins às muito boas. Hoje tenho um kit que considero espetacular e que me atende muito bem – Canon 35mm/1.4, 50mm/1.2, 85mm/1.2.

Eu costumava pensar antigamente que, com esse conjunto de lentes, nunca faria fotos ruins. E eu faço foto ruim aos montes! Por quê? Porque a lente determina apenas parte da foto – uma boa parte, é verdade -, não tudo.

Workshop_Strobist_LucasCavalheiro_EscoladeFotografos_Ensaio_1

Canon 70D, lente 18-55mm | 42mm, f/5, 1/160s, ISO 100 | Flash com Softbox e Strobist

 

Às vezes eu erro a composição, a luz, a pose da modelo; erro o foco, esqueço de fotometrar, uso velocidade baixa demais e a foto sai tremida – sim, eu faço esses erros básicos, é normal. Mas quando se acerta tudo, é possível fazer foto boa até com a lente do kit, a lente que os fotógrafos consideram a pior lente do mundo.

A lente do kit é horrível

Se fizermos uma pesquisa com fotógrafos, tenho certeza de que uns 90% acha que a lente do kit é a pior lente do mundo. Ela é mesmo tão ruim? Acredito que não. Quando trabalhamos com ela, temos que saber as suas características para podermos explorar o melhor dela.

Pontos negativos:

  1. – Escura (f/3.5 – 5.6)
  2. – Contraste e Cores não são bons

Pontos Positivos:

  1. Barata
  2. Versátil
  3. Boa nitidez
Workshop_Strobist_LucasCavalheiro_EscoladeFotografos_Ensaio_6

Canon 70D, lente 18-55mm | 44mm, f/5, 1/1000s , ISO 100 | Luz Natural

 

Pensando primeiro nos pontos negativos, devemos saber que, em situações de baixa luz – fotos a noite – você vai precisar subir o ISO ou usar um longo tempo de exposição para conseguir a luz correta e os resultados tendem a não ser muito bons. O contraste ruim e as cores – cor e textura da pele, principalmente – vão te exigir um bom tratamento de imagem para compensar isso.

Já olhando os pontos positivos, ela é uma boa lente grande angular se você está começando ou não está com muito dinheiro para investir. Podemos usar flash e strobist, usar a luz natural do sol e um bom tratamento no Photoshop e Lightroom para compensar as cores em fotos de um ensaio ou book.

Workshop_Strobist_LucasCavalheiro_EscoladeFotografos_Ensaio_7

Canon 70D, lente 18-55mm | 24mm, f/9, 1/160s, ISO 100 | Flash com Softbox e Strobist

 

Esquema de Luz | softbox 80x80cm, Flash Canon 600EX-RT

Esquema de Luz | softbox 80x80cm, Flash Canon 600EX-RT, Radio Yn622C-TX

Também é possível fazer boas fotos de paisagem com ela, já que podemos fechar o diafragma e ter uma ótima nitidez. Abaixo, alguns crops 100% para vocês verem que ela não é a pior lente do mundo em termos de nitidez

 

Antes de perguntar a um fotógrafo com qual lente foi feita aquela foto, pense antes em quanto a lente está influenciando no resultado final da imagem. No caso das fotos desse post, a interferência da lente é mínima; essas fotos poderiam ter sido feitas com lentes fixas – 24mm, 35mm, 50mm, 85mm, com ótimas lentes zoom – 24-70mm, por exemplo – ou até mesmo com a lente do kit.

Agradecimento especial ao Fabio Follmann por emprestar a câmera e a lente e a Miry Güths por modelar para nós no Workshop de Flash e Strobist da Escola de Fotógrafos.

 

avatar

Lucas Cavalheiro

Tem se especializado em fotografar pessoas a cada dia. É um nerd/geek que se tornou fotógrafo de ensaios sensuais e de moda. Fundou a Escola de Fotógrafos em 2011 junto com Allan Elly e, desde então, tem sido um dos seus projetos de vida.



  • Comprei uma 50mm 1.8 na sexta-feira. Ainda não utilizei para trabalhos, apenas para testes. Tenho feitos ótimas fotos usando a 18-105 que veio com minha Niikon D7000, que nem é uma câmera full. Claro que quero ir adquirindo lentes melhores e câmeras também. Mas por hora a do kit me atende naquilo que preciso. O importante é estudar os limites da lente, e usá-la na sua plenitude, tirando o máximo dela. E muita criatividade, principalmente na utilização da luz. Se quiserem dar uma espiada, minhas fotos estão em http://www.flickr.com/photos/leandrofeio

  • Nina Soares

    Tenho uma Canon T5I, quero uma lente que a imagem fique boa, quero uma lente que a foto fique boa em redes sociais tipo, facebook e instagram, você pode me recomendar alguma lente?

  • Bruno Marinho

    Pessoal, boa tarde.
    Sou novo no mundo da fotografia e estou com uma duvida que esta me corroendo por dentro.
    Recentemente comprei uma Canon 70D + lente 18 – 135 STM (OBS: quero trabalhar com fotografia), esse foi o kit “acessível” que um amigo (fotografo profissional) me indicou. Vamos ao Problema, não estou achando que minhas fotos estão nítidas o suficiente, estou achando meio desfocada e ainda não sei bem como configurar a câmera. Estou usando a qualidade máxima que posso (RAW), mas quando vejo as fotos no Lr e dou um zoom no rosto ou paisagem parece que não tem tanta nitidez quanto parecia na câmera. Já usei equipamento como 5D Mark III e o resultado final é incrivelmente mais nítido, sei que não posso comparar com meus equipamentos, tbm já vi imagens feitas com 70D muito nítidas e lindas, mas as minhas não saem dessa forma, nem mesmo quando usei uma lente 24 – 70 mm canon desse meu amigo.
    Estou com receio de ter comprado essa camera com defeito ou algum problema.
    Obrigado pela atenção.

    • Bruno, tu está usando qual modo de foco? One Shot, Servo? E está usando qual ponto de foco para focar? Central, algum outro ou deixando a câmera escolher?

      Isso pode influenciar no acerto ou erro de foco.

      • Bruno Marinho

        Lucas, boa tarde.
        Não me lembro agora qual modo de foco, mas se não for incomodar, qual as diferenças e recomendações? Referente ponto de foco, esta no central. Se tiver alguma dica, por favor, me ajude. Vi algumas fotos feitas com uma 70D que são extremamente lindas e nítidas, mas as minhas não estão ficando assim. Quando posto no flickr elas ficam lindas, mas quando abro o JPEG no PC ficam bem mais ou menos, lembrando que tiro em RAW e e converto para JPEG 300 DPI.

        • Aqui tem uma aula que falo sobre os modos de foco

          Faça o teste com a câmera parada em um tripé e em um alvo fixo e veja se a câmera está realmente acertando o foco. Pode ser um problema de back/front focus e talvez precise de um microajuste de foco.

          Sobre como tu está exportando, dá uma olhada nesse vídeo

          (quando dá zoom em fotos em baixa resolução, realmente fica ruim)

          • Bruno Marinho

            Muito obrigado pela ajuda, assim que chegar em casa irei ver os videos. 300 DPI é baixa resolução?

    • Henrique Vilela

      E aih amigo, já resolveu o problema com sua 70D? tb sofro com a minha…

  • Henrique Vilela

    Olá Thalis, tudo bem? também sou um infeliz proprietário da 70D com problemas no foco. No caso, comprei a minha no Paraguai, ainda sim posso enviar a minha para conserto na Canon Brasil? Como você procedeu para efetuar esse envio? aguardo retorno, abraço.