Sensor de imagem – Super Curso Básico por Allan Elly (Aula 2)


Olá amigos,
tudo bem com vocês? Espero que sim.
Estou de volta com mais uma aula do nosso Super Curso Básico de Fotografia.

Deste vez venho falar do sensor fotográfico (sensor que registra a imagem).

As tecnologias CCD e CMOS:

A tecnologia CCD tem sido mais empregada em câmeras digitais compactas devido à menor dimensão do seu photosite que é construído com poucos componentes, o que permite construir sensores de imagens mais densos ou relativamente menores que os sensores construídos com tecnologia CMOS cujo photosite exige espaço maior na superfície do sensor.
Ambos os sensores dependem da técnica de aproximação de pontos para formação da imagem, o que explica em parte o fato de câmeras compactas de menor tamanho usarem CCDs e câmeras profissionais de tamanho maior empregarem sensores CMOS.
Uma tecnologia menos usual, que não emprega a técnica de aproximação de pontos, emprega uma técnica similar à técnica usada em filmes coloridos, a superposição de planos. O sensor Foveon X3 tira proveito do fato das cores vermelha, verde e azul terem diferentes capacidades de penetração no silício e efetua a captura de imagens em três planos superpostos, dispensando a aplicação de filtros de cores sobre a superfície do sensor.

Formatos de sensores

Os sensores de imagem estão presentes já há um certo tempo em estúdios fotográficos substituindo os filmes convencionais. Os sensores de imagem, na foma de backs digitais, podem ser montados em corpos de câmeras de estúdio e em câmeras de médio formato.

Passando pelas câmeras de médio formato, os sensores digitais assumem formatos de filmes 120 (60 x 45 mm).

Em 2008, sensores de formato full-frame que apresentam quadro de 24 x 36 equipam câmeras de categoria profissional integrando mais de dez milhões de pixels. Em sua maioria empregam tecnologia CMOS em câmeras compatíveis com câmeras fotográficas formato 35 mm.

Sensores CCD de dimensões equiparáveis às de fotogramas de filmes super-8 (5,4 x 4,8 mm) que equipam câmeras compactas já atingiram uma integração de 8 megapixels.

A faixa intermediária entre os formatos full-frame e super-8 (1/2.5″) é ocupada por sensores em formato equivalentes aos filmes APS-C e APS-H (30,2 x 16,7 e 25,1 e 16,7 mm respectivamente). Vários tipos de câmeras são oferecidos neste formato, desde câmeras compactas até câmeras profissionais do tipo SLR que intercambiam objetivas com câmeras de 35 mm.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sensor_de_imagem

Espero que tenham gostado.

Grande abraço,
Allan Elly


Comments (3)

  1. Eduardo Metinger

    O Allan fez o vídeo com uma 6D.. acredito que tenha a Mark III pelo que já deu pra perceber quando ele vai falando sobre câmeras em outros vídeos.. Pergunto.. Mark III é status ou tem muita diferença? (não me referindo a corpo, construção, e sim a resultados)

    Responder

Abrir Whats
1
💬Oi! Tem alguma dúvida?
Olá! Alguma dúvida sobre o curso?