Light Paint – Como Fazer?


Olá amigos,
hoje venho falar de uma técnica simples (parece complicado, mas não é) que encanta noivas e até noivos! :)

Esta técnica é chamada de Light Paint (do português: pintar com a luz ou pintura de luz).

Quando alguém pratica esta técnica a primeira pergunta é? Fez no Photoshop? hehe Não, foi com a luz e alguns equipamento específicos.

Vamos começar pelos equipamentos necessários:

– Um tripé (compre o seu no mercado livre só não compre aquele mini, compre um com no mínimo 1 metro de altura), caso não tenha/não queira comprar use uma mesa/cadeira ou algum local que a câmera fique imóvel.
– Um flash (eu aconselho um que tenha TTL)
– Um led (pode ser aqueles chineses de 160 Leds eu sempre compro no Ebay, mas quem preferir ou quem não gosta de esperar o melhor é Mercado Livre)
– Um disparador remoto (eu tenho um chinês que paguei 3.5 dollares no dealextreme)
Mas caso você não queira comprar basta utilizar o timer da câmera. O grande segredo deste equipamento é não tremer a câmera na hora do disparo.
– Um radio (eu utilizo o YN622c, mas você pode usar o flash popup de sua câmera e desabilitar a emissão de carga dele – irei explicar mais adiante em algum post ou vídeo)

Depois de possuir todos os equipamentos, vamos a setagem da câmera:
– Eu prefiro utilizar o f mais fechado, para dar este tipo de efeito (luzes com pontas – dá pra utilizar filtro cross, mas não fica igual):

0006lp

Para conseguir aquelas seis luzes brancas eu disparei o flash atrás da noiva 6 vezes em modo manual 1/128.
– Então feche seu diafragma em f20 ou f22
– Use velocidade 30 segundos (quando não tinha o disparador usava até 30 segundos, hoje faço com mais tempo graças ao disparador remoto como na foto abaixo)

0009lp

Para conseguir escrever Jaque utilizei uma lanterna de led, e utilizei o disparador, a foto ficou com 136 segundos de exposição.
Utilizei flash a direita da foto com softbox 60x60cm em TTL – 3 de compensação.
– ISO? Vai depender do ponto com maior luz na cena, sempre fotometro por lá! Mas minha dica? Use ISO baixo!

Além do LP convencional, é possível fazê-lo durante a festa de casamento, como na foto abaixo:

0008lp

Como a foto acima foi realizada?
– Simples. Utilize um flash para congelar o casal, velocidade baixa e quando disparar o flash gire a câmera.
Pronto! :)

Alguns cuidados que devemos tomar?

0001lp

Sempre pedir para o casal não se mover, pois a mínima luminosidade vai fazer com que eles borrem a foto, como na imagem acima onde o noivo aparece como um “fantasma” na imagem.
O movimento do noivo não afetou muito a foto, mas para ela ficar melhor o aconselhável é pedir para não se moverem, como na foto abaixo:

0010lp

Vamos a parte divertida, como fazer na prática:

– Coloque a câmera no timer e espere o disparo dela, juntamente com o do flash (eles estão em sincronia, logo irá ocorrer tudo bem).
Se estiver usando TTL (recomendo que use) deixe setado para -2 de compensação ou se o local for “breu total” use -3 (o que é isso? Saiba mais AQUI )
– o Flash serve para congelar o objeto (no caso o casal/modelo)
– Após efetuado o disparo pegue o LED e comece a brincar… escreve, faça rabiscos, crie, invente…

Fácil, não?

Espero que tenham gostado.
Abraços,
Allan


Comments (14)

  1. Julia

    Eu usei um laser, uma prateleira (que óbvio que não instalei, somente tava lá e se encaixou) e uma câmera, foi no escuro pois só queria a luz, mais nada. Ficou ótimo, só preciso treinar a coordenação motora mesmo :)

    Responder
  2. wando luiz

    Allan, mas no caso de baladas, eu tenho uma 50 1.8 uma 10.5mm 2.8, qual a media de velocidade usar? mesmo com o movimento o flash ira congelar? expl. uso uma velocidade de 1/15 f22?

    Responder
  3. Flavio Simoes Filmesefotos

    o que nao consegui entender talvez por burrice mesmo , é como vc dezenhando atras do casal nao aprece na foto poderia me tirar esta duvida

    Responder
    • Lucas Cavalheiro

      Burrice nada, Flavio, muitos tem essa dúvida.

      É porque o sensor só vai captar informação onde tem luz. Experimente passar na frente da câmera em uma foto durante 30s.. Você não vai aparecer. Agora se você passar na frente da câmera com uma luz no seu rosto, o seu rosto iluminado vai fazer uma marca no sensor. Na última foto dá pra ver que o Allan iluminou parte do braço dele, e aí apareceu (sem querer) :)

      Responder
  4. Cyana Bessa

    Fiquei na duvida dessa foto do casal na festa, gira a câmera ou a lente? e o flash é o da câmera mesmo, ou outro externo e ele fica de frente pro casal é isso?

    Responder

Abrir Whats
1
💬Oi! Tem alguma dúvida?
Olá! Alguma dúvida sobre o curso?