Escola de Fotógrafos | Cursos Presenciais e Online

Equipamento não faz fotógrafo!


Olá amigos,

lá vou eu martelar mais um vez esta tecla.

Primeiro: você não precisa da melhor câmera e nem da melhor lente.

Se elas ajudam?

Muito!

Mas você pode, sim pode, ter resultados bons com equipamentos inferiores.

Mas então Allan, você é contra possuir os melhores equipamentos?
NÃO e não falei isso!
O que estou querendo dizer é que precisamos saber tirar o melhor proveito de nosso equipamento antes de sair por aí comprando coisas que vão encher nossos armários e esvaziar nossos bolsos.

Mas se você tem condições de ter a melhor câmera (e ter outra de reserva), as melhores lentes (e ter outras de reserva) TENHA!
Quem vive, única e exclusivamente, de fotografia é um pouco mais complicado poder ter o melhor do melhor!

Mas ter o melhor do melhor é MELHOR! :) hehe

Vamos quebrar alguns tabus?

 

01 – Preciso do melhor flash!

Não!

Você precisa saber operar o flash que possui:
Nesta foto utilizei um flash Metz CT-45 e um flash Metz CL-4:

0001_basica

02 – Câmeras cropadas não se pode usar isos altos!

Pode!

Mas antes devemos saber como fazer para poder fotografar em isos altos.
Quer fotografar em iso alto? Super exponha 1 ponto a foto e volte este ponto na pós produção.

Claro, você deve fotografar em RAW!

0026crops

 

03 – 50mm em câmera cropada vira 80mm!


O comportamento dela continuará de uma 50mm, o que muda é o ângulo de visão que vira 80mm.
Mas se você quer fotografar retratos ou quer ter menos distorção a pedida é a 85mm 1.8!

0015cameras_cropadas

04 – XTi é uma câmera muito ruim, não dá pra fazer fotos boas com ela e flash TTL erra muito!

Xti é uma câmera de entrada e muito simples!

Para se fotografar com ela é necessário explorar  os seus limites, estourar quase sempre um ponto na exposição e usar  o flash.


O flash TTL faz a leitura a partir da câmera (na verdade a partir da luz que entra pela lente, mas não é disso que quero falar hoje) e a câmera lê tudo como se fosse cinza médio.
Ou seja; predominância de branco vai sub expor (para deixar cinza) e predominância de preto vai super expor (para deixar cinza), sabendo isto vamos compensar para mais (branco) ou para menos (preto) na compensação de flash.

0003cameras_cropadas

0019cameras_cropadas

 

05 – Ok Allan, mas em concursos mundiais todos fotógrafos usam câmeras FF, lentes Prime, equipamento Top!


Nem todos, alguns usam câmeras mais básicas e conseguem bons resultados, esta foto, por exemplo, ficou em 11 lugar no Concurso Mundial da ISPWP:

0002cameras_cropadas

Minha dica final é:

Invista primeiro em conhecimento, depois em lente boas, depois que tiver conhecimento e algumas lentes boas e o resultado esperado não é obtido aí sim parta para câmeras melhores!

Câmera sozinha não faz foto!

 

Espero que tenham gostado do post.

Abraços


  • irado, precisava mostrar isso pra alguns amigos…

  • sermpre falo isso, vc já tem equipamento, agora estuda, pq o estudo vai te dizer o que vc vai precisar comprar, e não o contrário…

  • Vinicius

    Show!!!

  • Francisco Eduardo Di Celio

    Acredito que quem não entendeu agora não entende mais. muito bom estas explicações com demonstração. Valeu

  • Rayanne

    brigada Alan *-*
    não suporto mais criticas por causa da minha nikon D3100 rs , as vezes as pessoas esquecem q dinheiro não cai do ceu e q todo mundo começa por baixo… obrigada por não esquecer e por dar mais valor ao conhecimento *-*

    • Olá!! Rayanne pode e passar seu contato? tb estou com uma D3100 penso que podemos trocar informações rs =D

  • cris

    ola oque vc me diz da nikon d3200..? to começando agora não entendo muito bem mas gosto de nikon qual vc me indica pra começar mesmo pq meu dimdim é pouco,obrigada adorei o site

  • Pingback: allanelly.com.br » Perguntas Frequentes()

  • Falou tudo (y)

  • Henrique Medeiros

    Como disse Peter Adams ” Uma câmera fotográfica jamais fez uma boa foto da mesma maneira que uma máquina de escrever jamais escreveu um grande romance”