Escola de Fotógrafos | Cursos Presenciais e Online

DESAFIO LIGHTROOM: Antes e Depois I


Olá. Antes de dar o nosso workshop de Lightroom 5 | Revelando a sua Arte, resolvemos nos desafiar. Vocês nos mandaram várias fotos, escolhemos 2 e vamos mostrar como editaríamos se fossem nossas fotos.

 

Antes de mostrar os resultados, uma pequena explicação sobre a escolha das imagens. Resolvi escolher uma foto que fosse boa tecnicamente porém deficiente em termos de tratamento (ou que pudesse dar um grande salto de qualidade se bem tratada). Iniciamos com uma foto de paisagem enviada por Daniel Quiroga:

 

DSC_4528

Olhando inicialmente, vemos que a foto tem o principal problema da “era digital”, na minha opinião: falta de latitude de exposição. Temos um céu bem exposto, mas a sombra está subexposta. Se fôssemos expor corretamente a sombra, teríamos um céu claro/branco. O que fazer? Vamos por partes :)

 

1) Corrigir a deformação da lente grande angular:repare como o altar esta “caindo”. Então vamos usar uma das novas ferramentas do Lightroom 5 para corrigir:

 

Untitled-3

Foi feito um corte bem panorâmico para ajuste da correção.

 

2) Pela imagem, vemos uma região estourada no sol, assim como uma parte da grama que poderia ter mais interesse, seja adicionando mais contraste, seja adicionando mais saturação.

Fiz ajustes nas altas, médias e baixas luzes pelos controles básicos de exposição:

Untitled-4

 

3) E um pequeno ajuste no canto/buraco que estava me incomodando. No novo LR, é possível fazer clonagens não circulares, uma baita mão da roda (antes tínhamos que recorrer ao Photoshop para fazer isso)

Untitled-34

 

4) Basicamente, há dois modos de alterar/adicionar um cast de cor às fotos no Lightroom: usando o Curvas ou o Tonalização Dividida. Por preferência pessoal, uso normalmente o Curvas para fazer isso. Seguem as alterações feitas na exposição (RGB) e nos canais vermelho e azul:

 

Untitled-5

 

5) Após esses ajustes, “perdemos” o efeito no céu bonito que tínhamos na foto original. Para “recuperá-lo”, podemos usar filtros graduados ajustando a exposição do céu e a sua cor (através do balanço de branco), conforme vemos abaixo

Untitled-6

o outro filtro graduado usado “de baixo para cima” visou realçar a grama, aumentando as altas luzes e o contraste.

E finalizamos nossa imagem. Vejamos o antes e o depois:

Untitled-1

 

Tempo de edição: aproximadamente 8 minutos.

Em breve a segunda foto escolhida para o Desafio.


  • Andre Gomes

    Como faço para destacar áreas de estouro ou subexposição, como você aí em cima?

    • basta clicar na seta que aponta pra cima nos cantos superiores do histograma