Espaço de cores: qual usar?


AdobeRGB

sRGB

 

Já leu esses nomes? Imagino que sim.

AdobeRGB e sRGB são dois espaços de cores e ambos estão presentes nas câmeras e programas de edição.

Vamos por partes:

O que é um espaço de cor?

Nada mais do que o nome diz: é um universo, um espaço em que as cores existem. Cores fora desse espaço não podem ser representadas. Fazendo um paralelo, o espaço de cor é como um mapa de bairro de uma cidade. As ruas são as cores. Ruas que não estão nesse bairro não aparecem quando vemos o mapa do bairro. As ruas existem, mas não estão sendo vistas no mapa. Em um mapa de um bairro maior se vêem mais cores do que no de um menor.

 

E qual espaço de cor eu devo usar?

A velha e boa resposta: depende. Sendo bem prático, pode-se dizer: para imprimir, AdobeRGB ou outro espaço ainda maior. Para web, sRGB.

E na câmera, uso AdobeRGB ou sRGB?

AdobeRGB!

Por quê?

A resposta está, em parte, na figura abaixo:

Reparem como o AdobeRGB é um espaço de cor maior do que sRGB, ou seja, há mais cores presentes no universo e que nosso olho pode captar que ele consegue representar. (a figura acima é uma representação em duas dimensões do espaço de cores, que é 3D: a área na figura que é diferente na verdade é todo um volume)

Se captarmos sRGB na câmera, estaremos ignorando uma grande gama de cores que poderia estar presente na foto.

 

Quando e por que usar sRGB?

Para postar na web.  Os navegadores de Internet não possuem leitores de perfil de cor, porém tratam todas as imagens como se fossem sRGB (s de Standard, ou padrão). Mesmo que a sua foto em AdobeRGB esteja com o espaço de cores incorporado ao arquivo, o navegador vai ler cada pixel da sua foto da maneira errada, resultando em uma imagem com cores diferentes da que você visualizou no Photoshop ou Lightroom, por exemplo.

 

Como converter?

Uma vez que você vai captar suas imagens em AdobeRGB, sempre que for colocar na web suas fotos deve-se converter para sRGB e salvar uma nova versão para o upload.

No Photoshop, vá em Edit > Convert to Profile

Basta selecionar as opções marcadas na imagem acima que o Photoshop irá converter para o espaço de cores desejado – no caso, sRGB. Não deve haver mudança aparente na foto, pois a conversão procura compensar as diferenças de espaços de cor.

No Lightroom, basta marcar, na janela de exportação, a opção “Converter para sRGB”. Mais direto que isso, impossível.

 

Reparem, nas fotos abaixo, o que ocorre quando postamos na web uma foto com perfil de cor que não é sRGB (no caso, está em AdobeRGB)

sRGB acima e AdobeRGB abaixo

 

Foto com perfil incorporado sRGB
Foto com perfil incorporado AdobeRGB – Se estiver igual a foto de cima, seu navegador sabe ler AdobeRGB

Reparem como as cores na versão AdobeRGB ficaram bem diferentes nesse caso. Muitos já me perguntaram “por que as fotos na internet ficam diferentes de como eu editei no Photoshop?”: aí está a resposta – perfil de cor que não era sRGB. Se você salvar ambas as fotos e abri-las no Photoshop ou Lightroom, elas terão a mesma cor: a cor da primeira foto.

 

Qualquer dúvida, comente abaixo.

Até a próxima.


Comments (16)

  1. Everton

    Ola preciso de ajuda!
    Estou fotografando usando o formato RAW. Na camera a imagem esta linda e bem exposta (clara) mas ao simplesmente importar para o Lightroom as imagens ficam subexpostas (escuras) muito escuras.
    Preciso resolver isso, me ajude por favor!

    Responder
      • Lucas Auarek

        Uma pergunta Lucas. Edito as fotos no LR e quando exporto para gravar no DVD para o cliente todas elas ficam mais escuras. Pq isso? Já testei exportar em sRGB em adobeRGB mas não dá diferença nenhuma. As fotos editadas no LR ficam uma belezura mas quando exporto ficam escuras!!!! Dá um Help pelo amor de Deus!!!!!!
        Valeu!!!!!!!!!

        Responder
        • Lucas Cavalheiro

          Cara, faça o seguinte teste:

          Abra a foto exportada no Photoshop, Chrome/Firefox e visualizador de imagens do windows.

          Se elas ficarem iguais mais escuras – não sei
          Se só em um deles ficar diferente – é problema de espaço de cores, o programa está com o perfil carregado errado.

          Responder
    • Anderson/ U-Team

      Simples, toda captura em arquivo RAW, você perde 2 pontos de luz. Claro que no fotometro da Camera estará correto, porem, como vc mesmo percebeu, ao importar os arquivos para o Lightroom as imagens serao visivelmente mais escuras. Bons clicks!

      Responder
      • Ozeias Menegassi

        Everton, acredito que o Brilho do LCD de sua câmera esteja alto, fazendo com que você veja as fotos com mais pontos de luz do que realmente tem!

        Responder
    • Michelle Letícia

      Também tenho esse problema ao fotografar em RAW, ao exportá-las no LR elas perdem luz, ficam mais escuras também.

      Responder
  2. Roger

    Eu acho que posts falando sobre cores, exportação, extensões de cores, ajudariam bastante alguns iniciantes. Até pra não fazer feio com seus clientes. Como aconteceu comigo, a foto tava linda, mas a impressão saiu um horror.

    Fica a dica: Falar sobre DPI, impressão, cores CMYK, RGB, extensões PNG, JPEG, TIFF, etc.

    Responder
  3. kleber

    olá boa tarde, desculpe por deixar esse post, dei uma lida no seu post e existem controvérsias com relação a impressão, Nem todos os equipamentos de impressão trabalham no padrão AdobeRGB, honestamente olhei as duas imagens e não consegui ver nenhuma diferença entre ambas. O mais importante no meu ponto de vista e você não mencionou é com relação a calibração do monitor. Que adianta trabalhar com um espaço de cor maior e não estar com as cores ajustadas a sua saída de impressão? O fato é que a grande parte das pessoas não dão a mínima para a calibração e o resultado é sempre uma tragédia impressa.

    Responder
    • Lucas Cavalheiro

      Oi, Kleber, tudo certo?

      A parte de calibração de monitores é mais um tópico sobre cores, iria ficar extenso demais neste post que é apenas introdutório. Sobre a diferença das imagens no final, hoje alguns browsers já interpretam a a informação do espaço de cor presente no arquivo – o seu está fazendo isso e por isso você está vendo as fotos iguais :)

      Responder

Abrir Whats
1
💬Oi! Tem alguma dúvida?
Olá! Alguma dúvida sobre o curso?